Notícias

Abertas 6 vagas na disciplina (HF0190) – PESQUISA EM PSICOLOGIA para estudantes de graduação em Psicologia da UFC

Oferta de 6 vagas na disciplina (HF0190) – PESQUISA EM PSICOLOGIA para estudantes de graduação em Psicologia da UFC.

PROJETO:

O estudantes matriculados na disciplina, sob docência do professor Dr. Aluísio Lima, participarão do projeto “Narrativas de psicólogas dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) no contexto da COVID-19: vicissitudes das demandas de cuidado e gênero na atuação da clínica em saúde mental e atenção psicossocial”, registrado na Plataforma Brasil (CAAE: 38832920.6.0000.5054), aprovado pelo parecer n˚ 4.470.827 do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 17/12/2020, e registrado na Plataforma Brasil (CAAE:), aprovado pelo parecer n˚ 4.497.823 do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 13 de janeiro de 2021.

O projeto tem por objetivo compreender as vicissitudes das demandas surgidas no contexto da COVID-19 e suas implicações para a clínica da Saúde Mental e Atenção Psicossocial nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Fortaleza, Ceará, a partir das narrativas de psicólogas que atuaram e atuam nesses serviços durante a pandemia. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, a partir das narrativas individuais de psicólogas atuantes nos 15 CAPS existentes nas SER I, SER II, SER III, SER IV, SER V e SER VI da capital cearense durante a pandemia da COVID-19.

Com a realização da pesquisa acreditamos que será possível apresentar uma análise aprofundada dos efeitos da pandemia na subjetividade dessas mulheres, sobretudo por oferecer a possibilidade de acompanhar como foram realizadas suas inserções em cada CAPS das 6 SER’s, os problemas que enfrentaram nos CAPS e a complexidade das demandas da gestão e dos usuários quanto a elas, analisando os efeitos da COVID-19 em suas vidas com uma perspectiva crítica e interseccional.

IMPORTANTE

Estudantes interessadas/os em se matricular na disciplina (anual), devem enviar e-mail para a secretaria do curso ou para o professor responsável: aluisiolima@hotmail.com

mm

Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica da UFC