Quem somos

O Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica da Universidade Federal do Ceará (PARALAXE) é um grupo de pesquisa cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (DGP/CNPq) desde 2009, cuja proposta principal está relacionada ao desenvolvimento de projetos de pesquisa, extensão e ensino a partir da congregação e organização de pesquisadores interessados no desenvolvimento de uma Psicologia Social Crítica voltada para a realidade dos países pós-coloniais, sobretudo, a brasileira.

Liderado desde a sua fundação pelo Professor Doutor Aluísio Ferreira de Lima, o PARALAXE está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC e conta hoje com pesquisadores de diferentes níveis: doutores, mestres, pesquisadores em nível de doutoramento, mestrado e pós-doutorado, pesquisadores/as colaboradores/as e pesquisadores/as em formação (Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso/Monografia). A maioria dos pesquisadores desenvolvem suas atividades em regime de dedicação exclusiva/tempo integral. Entre o corpo de pesquisadores do PARALAXE encontram-se psicólogos, jornalistas, advogados, arquitetos, psicanalistas, historiadores, sociólogos, enfermeiros, médicos, filósofos e licenciados em letras.

Ao longo dos últimos anos, o PARALAXE tem passado por uma considerável expansão da sua atividade científica, com o aumento do seu quadro de pesquisadores e colaboradores, assim como tem conseguido financiamento de agências nacionais de fomento para diversos projetos de pesquisa, em níveis que vão desde bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq e IC/FUNCAP), Mestrado e Doutorado (CAPES e FUNCAP) até bolsas de produtividade (PQ/CNPq). Além disso, tem trabalhado na ampliação das redes de cooperação nacional e internacional e na qualidade e potencialidade dos seus principais instrumentos de divulgação científica, como é o caso das publicações (livros, capítulos, artigos e resenhas) ou apresentações em atividades da comunidade científica (congressos, encontros e simpósios nacionais e internacionais).

OBJETIVOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS

– Como o próprio nome do grupo sugere, pretende-se, com as diferentes produções, causar deslocamentos dos referenciais teórico-metodológicos a partir da articulação de diversos pontos de vista apresentados pelos pesquisadores que compõem o PARALAXE;

– Criar novas e inovadoras metodologias e abordagens analíticas, que possam abordar de modo alternativo as especificidades e complexidades da sociedade contemporânea;

– Divulgar e promover os conhecimentos produzidos, por meio de iniciativas que incluam as diferentes organizações da sociedade civil, instituições estatais brasileiras e agências internacionais.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

As atividades do PARALAXE estão organizadas em cinco objetivos estratégicos:

  1. Promoção de teorias críticas e metodologias inovadoras no campo da Psicologia Social e áreas afins;
  2. Produção de conhecimento inovador no campo da Psicologia Social Crítica no Brasil e demais países da América Latina, assim como nos países pós-coloniais;
  3. Apoio aos movimentos relacionados aos direitos humanos e à proteção da vida, capazes de denunciar os diferentes tipos de desigualdades, discriminações e segregações;
  4. Participação em redes nacionais e internacionais, relacionadas ao campo da Psicologia Social Crítica e áreas afins;
  5. Promoção de pesquisas (em nível de graduação e pós-graduação, lato e stricto sensu) e atividades de formação avançada para jovens pesquisadores, profissionais e população em geral, como forma de diminuição da relação vertical entre universidade/sociedade, graduação/pós-graduação, de modo a contribuir com a transformação da sociedade.

Estes objetivos estratégicos estão diretamente relacionados às atividades desenvolvidas no Paralaxe e se enquadram como pesquisa, ensino e extensão, conforme interesse final da Universidade Federal do Ceará.